Sexta Feira dia 18 de Fevereiro, às 21 horas, decorrerá no Centro Escolar do Murado um Encontro dirigido aos Encarregados de Educação sobre a utilização responsável da Internet.
O Encontro é da iniciativa da Associação de Pais e conta com a colaboração dos Agentes da Escola Segura, do PTE e da Biblioteca Escolar.
O 4º ano, fará a abertura do Encontro com a apresentação de uma dramatização sobre esta temática.
"O Tomás era um menino que quando a mãe lhe dizia para lavar os dentes, ele não lavava só engolia a pasta.
Um dia começou-lhe a doer um dente canino. A sua mãe marcou uma consulta ao dentista.
Quando chegou o dia da consulta o dentista pôs o espelho na sua frente e ele ficou surprendido, porque os dentes dele estavam muito sujos. O dentista disse ao Tomás para ele lavar todos os dias os dentes bem lavados.
Quando o Tomás se esquecia de lavar os dentes o Kiko ficava escuro e sujo e a mãe mandava-o lavar os dentes bem lavados".
Carolina Pereira
"O Pai Natal veio do espaço" é um dos livros que faz parte desta época. Foi contado na biblioteca, no dia da requisição, e fala de um Pai Natal com uma grande consciência ecológica....
No dia 16 de Novembro 4 alunos do 2º ano e 4 alunos do 3º ano participaram num ATELIER DE ILUSTRAÇÃO promovido pela BIBLIOTECA ESCOLAR em parceria com Associação Nacional dos Professores de Educação Visual e Tecnológica. A dinamização desta actividade esteve a cargo da Dra. Marta.
O texto ilustrado foi “A FORÇA DA AMIZADE”, escrito em rede, no ano lectivo anterior, por todas as turmas do 4º e 5º ano do Agrupamento.
Foi um espaço de experimentação de diferentes técnicas, de diferentes materiais e carregadinho de muita criatividade e muitas aprendizagens.
Só podemos desvendar que a CORTIÇA foi o material dominante neste atelier…
Mais uma etapa concluída para chegarmos ao nosso SONHO….VER O NOSSO TRABALHO NUM LIVRO MESMO, MESMO A SÉRIO.
Manuela Feiteira
Neste país chamado Portugal
Foi onde nasci e cresci
É também neste local
Que estudei e aprendi
(Rafael Neves)
O Rei Manuel
Escondeu a boneca
Nos livros de papel
Da biblioteca
(Claúdia)
Sou a madrinha dos livros
Da minha Biblioteca
E sempre que lá entro
Visto-me de boneca
(Turma)
Para uma história Bem ler
Não posso avançar nenhuma palavrinha
Nem me posso esquecer
De nenhuma linha
( Carolina Pereira)
O Rei era muito rico
E a sua família também
Todos viviam com luxo
No castelo do além
(Diana)
Num belo dia de sol
Na sua biblioteca gigante
O rei viu uma fadinha
Que era muito elegante
(Bruna)

Na passada sexta feira, brincamos à construção de rimas...
É um bocadinho dificil,... mas conseguimos.
Apanhamos algumas posturas de verdadeira concentração...
Tudo começou com a hora do conto, na biblioteca, em que o conto "A fada palavrinha e o gigante das bibliotecas" era todo ele em rimas.
No momento da requisição dos livros, no final da hora do conto,foram alguns os alunos que procuraram livros com rimas.